Acredita-se que o café seja uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), a região de Cafa pode ser a responsável pelo nome café. Segundo uma das “lendas” da descoberta do cafeeiro, um pastor etíope foi quem percebeu que algumas de suas cabras mudaram seu comportamento após fazer uso de folhas da planta de café em sua alimentação, daí passou a ingeri-la.
Da Etiópia foi levado para a Arábia, depois para o Egito no século XVI e logo depois para Turquia. Na Europa, no século XVII, foi introduzido na Itália e na Inglaterra. O café era consumido por diversas classes sociais, inclusive por intelectuais. Logo depois passou a ser consumido outros países europeus e posteriormente todo o continente. Com a colonização, o grão chegou às Américas e o resto do planeta.
Café no Brasil
No século XVIII, a bebida chegou ao Brasil, trazida da Guiana Holandesa (hoje Suriname), foi o Sargento Francisco de Mello Palheta que o transportou para o Brasil, para a cidade de Belém (Pará) em 1727. Em Belém, a cultura não foi muito difundida, foi levada nos anos seguintes para o Maranhão, chegando à Bahia em 1770. No ano de 1774 o desembargador João Alberto Castelo Branco transportou do Maranhão para o Rio de Janeiro algumas sementes que foram semeadas na chácara do Convento dos Frades Barbadinos. Então espalhou-se pela Serra do Mar, atingindo o Vale do Paraíba por volta de 1820. De São Paulo, foi para Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.
No Brasil, o desenvolvimento da cultura confunde-se com a própria história do País devido a sua grande importância econômica e social. A partir do Século XIX, o Brasil passou a ser considerado exportador de café com exportações contínuas do produto, provenientes do Vale do Paraíba-SP, Araxá-MG e Goiás, o país chegou a ser responsável pela metade do abastecimento mundial.
Entre crises, altas, baixas e jogadas comerciais, a bebida continua a ser importante produto de exportação e de movimentação econômica interna de nosso país. Muito além disso, a bebida é extremamente apreciada, é com ela que se começa o dia, se proseia e se passa bons momentos.
Deu água na boca ao ler o texto? Aproveite e saboreie um bom Café Soberano, Gostoso como a Amizade!