O Café Soberano foi fundado em 1934 pelo Sr. João Pontes, tendo passado pelas mãos de diversos proprietários.
Em 1980, a empresa detentora da marca foi adquirida por Sr. Walter Luiz Baccarini, médico cardiologista e ainda sem experiência no ramo. No entanto, com muita vontade de fazer dar certo e um espírito empreendedor e ousado, reergueu a marca e ganhou espaço no mercado regional.
Com a extinção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em 1982, deixou de existir o controle de qualidade e o mercado tornou-se livre gerando grande concorrência. Alguns torrefadores, procurando baixar seus preços, passaram a utilizar cafés de segunda linha e misturas grosseiras.
No entanto, Sr. Walter Baccarini, ao longo dos 36 anos que esteve à frente da empresa buscou sempre melhorar a qualidade do produto, garantindo, assim, a estabilidade da marca.
Inicialmente na Rua Paulo Freitas, onde realizava todo o processo de industrialização do café, pelos anos de 1980 o torrador foi transferido para a Rua dos Independentes, hoje Av. Domingos Pinto Camarano, então área industrial, onde o café era torrado e só depois levado para a Rua Paulo Freitas, para ser moído e empacotado.
Em setembro de 2005 todo o processo de industrialização foi transferido para a atual Avenida Domingos Pinto Camarano. E, com a centralização, acabou-se com o processo de transferência do café.
O escritório da empresa, que ainda funcionava na Rua Paulo Freitas, em janeiro de 2007 também foi transferido para a Indústria, centralizando totalmente a empresa.
No ano de maio de 2006 a empresa lançou mais uma marca no mercado: o Café Emboabas.
Em janeiro de 2014 lançou também o Café Soberano Extraforte, com sabor mais intenso.
Enfim, muitas melhorias foram realizadas ao longo do tempo. O proprietário, numa atitude pioneira capacitou funcionários para a prova com cursos em centros de treinamento de café, tanto na capital quanto no sul de Minas, maior região produtora de café do país. Hoje a empresa conta com um provador que analisa o café cru e prova todo o produto antes da compra e na chegada da mercadoria.
No aspecto tecnológico houve também um enorme progresso: ao adquirir a empresa o café contava com um vendedor, um torrador e uma empacotadora, que embalava saco por saco, manualmente. Hoje todo o processo é automatizado, com torrador e máquinas de empacotar modernas. Conquista esta que ocorreu lentamente, com muito empenho e dedicação para garantir um produto de qualidade.
O Sr. Walter Luiz Baccarini, apaixonado por São João del Rei e região, com espírito ousado, empreendedor e, sobretudo um homem que, desde jovem, entendia a questão da responsabilidade social como um dever de todo cidadão, imprimiu na marca essas características. Hoje a empresa conta com uma equipe de trabalho coesa e ciente dessa filosofia de trabalho.
A empresa Baccarini e Baccarini Ltda, detentora das marcas “Café Soberano”, “Café Emboabas” e “Café Soberano Extraforte”, localizada na Avenida Domingos Pinto Camarano, número 463, Colônia do Marçal, ao longo dos anos, fincou-se como uma empresa com base sólida e ciente da sua missão social.