A preocupação com a qualidade do produto começa antes mesmo da matéria prima chegar à empresa. Já no Sul de Minas, um provador contratado pela empresa verifica e acompanha todo o processo de compra do café e somente após a verificação que de que o produto está no padrão desejado é que é autorizado o embarque. Ao chegar à empresa, o café é novamente provado e conferido minuciosamente por outro provador.
Na indústria o café é torrado, moído e empacotado em máquinas modernas, sem que seja preciso a manipulação. O transporte do café do torrador para os silos de grão torrado é feito por aspiração e dos silos de café moído para as máquinas de empacotar através de esteira transportadora. Todas as máquinas são hermeticamente fechadas a fim de que o produto não tenha qualquer contato manual.
O ponto de torra e a moagem do café devem seguir o padrão e são verificadas várias vezes ao dia, sempre acompanhada de uma amostra do padrão. As maquinas de empacotar são programadas para colocar a quantidade exata do café (500 grs. ou 250 grs.), mas a conferência do peso é confirmada novamente através de uma outra balança externa, excluindo as embalagens que porventura estiverem fora do peso.
O produto é embalado em fardos de papel craft, e a embalagem, por ser escura, garante também a qualidade do produto, protegendo os pacotes da luz solar.
Pode saborear sossegado!